Praga no Khaya ivorensis

 

Atenção Produtor

As fotos da plantação abaixo foi feita através de mudas por enraizamento utilizando mini estaca do Khaya ivorensis; como a plantação é conduzida por pessoas leigas no assunto, as mudas passam a soltar uma raiz lateral.

Plantação com 6 anos estão tombando, devido ao não conhecimento de condução do plantio, passaram a conter fungo na base do pé, vindo apodrecer e agravando mais o tombamento.

Plantação de Khaya ivorensis por mini estaca (clone) é uma loucura!

 

 

 

Senhores produtores, é nítido perceber que não encontra-se fotos referentes a plantações de Khaya ivorensis acima de oito anos, justamente para não mostrar a praga que esta espécie está sofrendo.

As fotos encontradas são referentes à plantações de um a três anos de idade, já que a praga aparece apenas após o terceiro ano e consequentemente tentando enganar a maioria das pessoas.

 

Pesquisador desconhece a praga no Khaya ivorensis

De acordo com as quatro fotos mostradas abaixo, é possível ver a madeira deformada. A mariposa coloca seus ovos a noite que eclodem; a sua lagarta fura e acaba atingindo a madeira e esta reage soltando uma gosma para fora do tronco.

A partir disso que surge o fungo que vai corroendo toda a casca do tronco, dificultando a seiva elaborada a não descer e começando a deformação da madeira. Dessa forma a madeira perde o seu grande valor comercial, já que ninguém compra madeira deformada.

 

Cópia das fotos para uma análise mais detalhada

É possível copiar as quatro fotos abaixo em um tamanho maior, permitindo assim uma melhor visualização do que ocorre com os pés de Khaya ivorensis. É só clicar com o botão direito em "Copiar foto" localizado abaixo de cada foto, e posteriormente em "Salvar link como...".

Praga no Khaya ivorensis

Copiar Foto

Praga no Khaya ivorensis

Copiar Foto

Atualmente no Brasil todas as plantações de Khaya ivorensis são atacados por um grande número de pragas.

Para maiores detalhes colocamos a disposição uma foto tirada recentemente da plantação de Khaya ivorensis atacada por pragas.

As fotos foram tiradas em nossa propriedade.

 

Nova praga no Khaya ivorensis

Vejam a nova praga descoberta que ataca o Mogno Africano da espécie Khaya ivorensis!

Pés com idade entre 9 à 15 anos estão morrendo com morte súbita. Isso vem acontecendo em todos os plantios.

Na internet só postam fotos do Khaya ivorensis com aproximadamente 2 anos de plantio. Com 2 anos, devido às grandes folhas, os pés possuem boa aparência, mas posteriormente o prejuízo também é grande.

 

Defeito na madeira causado pela praga

A foto abaixo é um pé de Khaya ivorensis com fuste deformado pelo fungo e foi cortado para que seja possível ver a danificação do cerne. Nas fotos seguintes é possível notar na prancha as manchas na madeira, perdendo o seu valor comercial.

 

Copiar Foto

 

Prancha da Khaya ivorensis

É de extrema importância que as pessoas tenham o conhecimento do que ocorre com o Khaya ivorensis, permitindo assim um maior compartilhamento das informações a respeito da espécie.

O corte na madeira foi feito na vertical e não na horizontal, justamente para o produtor analisar a madeira defeituosa.

Prancha de Khaya ivorensis

Prancha de Khaya ivorensis

Prancha de Khaya ivorensis

 

Prancha da Khaya senegalensis

Foi cortado um pé de Khaya senegalensis para mostrarmos a cor da madeira. A cor da madeira é mais suave que a da Khaya ivorensis, sendo que o mercado hoje tem preferência pela cor mais clara. Veja a grande diferença entre as duas espécies.

Prancha de Khaya senegalensis

Prancha de Khaya senegalensis